quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Boa tarde pessoas!!

Hoje o assunto é banho e tosa, vou tentar colocar nesse post o máximo de informações que eu conseguir por isso acho que vai ficar grande, mas sei que pra quem gosta do assunto ler não vai ser um problema. 
Vou colocar as coisas que eu sei por experiencia própria e tentar deixar bem claro pra essas pessoas que ainda não sabem se querem ou não fazer esse curso os motivos bons e os motivos ruins de ser um tosador certo?! Então vamos lá.


Acho que o primeiro passo a se dar é pensar nisso tudo : " Por que eu vou fazer esse curso?", por que quer ser um bom profissional e ama de animais? Pra ganhar uma grana extra? Ou apenas pra ver se é isso que você gosta?....eu acho que existem muitas outras perguntas que podem se encaixar nisso, vou falar um pouco o motivo pelo qual eu me deixei levar e fiz o curso para ser tosadora ^^ 

Eu amo animais como vocês já sabem, e a algum tempo atrás quando eu resolvi fazer esse curso eu pensei em duas coisas, a primeira foi o salário de um tosador, pesquisei muito e vi que em média um tosador tirava uma boa grana até 2000 por mês, e o segundo foi por que achei que por trabalhar com animais eu ia me adaptar fácil nesse ramo. Então fui eu fazer meu curso!!
Chegando lá o professor te explica tudo sobre os materiais que vamos usar a forma certa de fazer as coisas, eu AMEI o curso, modéstia a parte eu era uma das melhores alunas da sala, como eu desenho tenho muito controle com as mãos e isso é essencial pra você fazer um bom trabalho, achei que iria querer trabalhar com aquilo a minha vida toda, pois o professor falava super bem do serviço dele que ele tinha uma pet shop e que tirava muito dinheiro.

Sai do curso super animada pra arrumar um serviço, querendo ou não o mercado de pet é um dos que mais cresce por ano, pois cada dia que passa as pessoas querem dar mais conforto e atenção pros seus animaizinhos. Logo apareceu um serviço em outra cidade, mas a moça não queria pagar vale transporte e mesmo assim eu fiquei, ganhando muito pouco pois ela me pagava por cachorro que eu fazia e como eu não tinha prática eu fazia meio devagar ainda né. Passou um tempo e ela pelo jeito viu que iria ter que me pagar o vale transporte e preferiu me dispensar. 

Não demorou muito e eu logo arranjai outro lugar, também fora da minha cidade, eles também me pagavam uma porcentagem de cada cachorrinho que eu fazia (ou seja eu ainda ganhava pouco), mas pra minha sorte já tinha uma mulher que trabalhava lá a anos como tosadora e ela não estava aguentando mais ficar sozinha por que era muito cachorro, com ela eu aprendi muita coisa, aprendi que muitos lugares maltratam os animais ao em vez de trata-los com carinho, que em todos os lugares que eu fosse procurar emprego todos iriam querem me pagar pouco pois eu não tinha experiencia....e mesmo com tudo isso eu fiquei. 

Mas acho que o que eu mais aprendi com o tempo que eu fiquei lá é que a maioria (não estou dizendo todos) mas sim a maioria dos donos de pet shops só querem mesmo é grana, não se importam com a qualidade dos produtos usados, e não se importam se você aceita o salário super baixo que eles te propõem, por que eles sabem como funciona, tem muitos outros tosadores que aceitariam trabalhar por pouco (quase nada) !! Vou falar que eu amava sim muito aquilo que eu fazia, mas me decepcionei e larguei o serviço depois de um acidente de trabalho, um cachorro muito bravo por descuido meu acabou mordendo feio o meu dedo quebrou a unha no meio e sangrou muito, você NUNCA deve trabalhar com a mão machucada SEM LUVAS! E eu fui pedir um curativo e uma luva pros meus chefes e eles ME NEGARAM! Disseram que isso era normal acontecer e que logo ia sarar, e que eles não tinham como me dar luvas naquele momento (detalhe, minha chefe era veterinária e usava luvas) ou seja...você amar o que você faz mas sem condições de trabalho não tem como fazer algo bom =/ 

Depois daquele dia eu não quis mais trabalhar como tosadora, mas não por não goste e sim por não querer passar por aquilo de novo. Pois pra mim foi uma sensação de desprezo pelo funcionário!

Acho que isso é a parte ruim do banho e tosa...achar um lugar onde você seja vista como uma profissional e uma pessoa como qualquer outra, que precisa pagar suas contas e tem suas coisas pra fazer, não como apenas uma funcionária que está ali tapando buraco até que outro que aceite trabalhar por menos entre no lugar.

MOTIVOS BONS PARA SE TORNAR UM TOSADOR <3

Agora que já falei da minha experiencia acho que tenho que falar de bons motivos pra você que gosta se animar né, pode ser que com você aconteça diferente e você se torne um(a) tosador(a) muito bem pago e feliz com seu emprego ^^

Acho que um dos primeiros motivos ótimos pra ser tosador é o contato que você tem os animais que você cuida, geralmente as pessoas que levam pra tosar seus animais levam mais de uma vez por mês. Você acaba tendo um contato muito direto com eles, eles conseguem sentir quando você está triste ou feliz... e eles respeitam você, essa energia deles que é ótima! E a sua energia também faz bem pra eles por isso trabalhe sempre de bem consigo mesmo, pois eles sentem tudo.

Outro motivo são os próprios clientes, claro que sempre tem aqueles que são chatinhos, mas se eles estão levando até você os animaizinhos deles é por que confiam em você, e muitos dos clientes acabam virando amigos viu =)

Tem também o fato de você mesmo se sentir de bem com o mundo, pois ali com esses pequenos (ou grandes) o dia todo, cuidando deles, vendo se eles estão machucados se estão bem de saúde, se eles estão sendo bem tratados pelos donos, isso faz com que você se sinta uma pessoa melhor, por estar fazendo  bem!!

E claro os salários! Bom eu não tive muita sorte, mas converso com algumas das meninas que fizeram curso comigo e eles por morarem em cidades maiores conseguiram empregos que pagam bem, mas elas ralam muito pra conseguir tirar sua grana no fim do mês, são poucos os que pagam um salário fixo mais comissão, a maioria paga por porcentagem de animais feitos, mas se você mora em um lugar com bastante mercado acho que não tem com o que se preocupar (eu que moro no fim do mundo mesmo skaks)

Bom acho que esse post ficou bem grande, espero de coração que se alguém ler ele goste do que leu pois escrevi com muito carinho pra esclarecer um pouco como realmente funciona esse ramo, que não é só mil maravilhas, mas as maravilhas que existem valem mais a pena <3

Logo vou fazer outro post sobre banho e tosa, mas dessa vez com valores de materiais básicos pra vocês que pensam em abrir seu próprio negocio!! 

Bjs até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário